Férias: tempo de descanso, momento de crescimento

Sejamos criativos no amor, naquele amor inspirado por Deus



É interessante pensarmos na sabedoria de Deus. Desde a criação, um dia por semana para parar... De tempos em tempos, um ano sabático, que carregava o mesmo sentido: o de descansar, até a terra e os animais... (Cf. Gn 2,2; Lv 16, 31; 26,2; Dt 5, 12). É importante dar uma parada.

Essa parada não significa paralisia nem descompromisso, mas sim, um período saudável para o corpo, a mente e o espírito. Esta época do meio do ano é mais curta, coincide com dias frios, mas dá oportunidade para uma pequena parada, especialmente nos estudos. Então aproveitem! Tenham momentos de família, de lazer, também de preces e reflexão.

Sejamos criativos no amor, naquele amor inspirado por Deus, que constrói o humano e forma a pessoa. Não deixemos silêncios de ausência tomarem conta de nossos lares e de nossa vida.

As festas de cultura regional têm se tornado, cada vez mais, pontos de encontro das várias gerações e são também oportunidades de um descanso sadio. Aproveitem para estar juntos em casa e em comunidade. É bom conjugar o tempo livre com o que nos traz crescimento pessoal, cultural e social. Reúna os seus na festa da Vida! Transforme a vida numa Festa!

Na verdade, a história de cada um de nós é uma mistura de luta e festa. Na luta, preparamo-nos para a festa; na festa, resgatamos forças para a luta. Isso tem sentido e dá sentido à nossa existência. Pois por aqui somos peregrinos e temos de aproveitar bem o tempo e os momentos que Deus nos concede. Seja na esperança e na busca, como na realização e na alegria, estamos com o Senhor e para Ele caminhamos.

Desejo a todos aqueles que se preparam para o merecido descanso, um mês de julho abençoado, pleno de Deus, cheio de graça! No altar do Senhor, celebraremos no Pão da Vida as nossas lutas e, no Vinho da Salvação, as nossas festas! Bom tempo de lazer para quem estará curtindo férias. Que julho se torne sinônimo de uma juventude sadia e bem vivida!

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende

Cura da Catedral de São Dimas, São José dos Campos-SP