Entrevista na Diocese

Os jovens estão cada vez mais “conectados”.
E muitos catequistas e monitores de crismas já estão ligados à moçada por meio da internet. Veja a experiência da Pastoral da Crisma da Paróquia São Bento (São José dos Campos), por meio desta conversa via “e-mail” com o coordenador da Crisma  Andre.L.Ribeiro. Além de um Blog, o grupo tem contas no Twitter, Orkut e no Youtube.
 
Site da Diocese - Desde quando vocês estão usando as redes sociais? Quem cuida da comunicação através desses meios?
André - Estamos usando desde  julho de 2009 . Eu mesmo, quando ainda era catequista criei, na brincadeira, para unir os catequistas, e aos poucos foi ficando sério. Agora, como coordenador, tenho direcionado as redes sociais pessoalmente e os  catequistas  têm ajudado a aprimorar a Interface do blog, youtube . . .estão abertos a enviar as fotos,  os vídeos, e fazer as postagens também a partir dos eventos que vivenciamos. Contamos também com a ajuda do nosso catequista Carlos Alberto (Beto) que está se formando em Jornalismo e tem aprimorado nossas postagens.
Site da Diocese - Porque vocês decidiram usar esses meios?
André - Para ter uma comunicação mais direta com nossos crismandos, catequistas e  com a comunidade. Principalmente, pela facilidade e quantidade das informações, já que temos bastante formações, retiros e  uma Missa a cada último domingo do Mês. E também porque sentíamos que, era necessário evangelizar além da sala.
Site da Diocese - Como a utilização da internet tem ajudado no trabalho pastoral?
André - Na comunicação entre os catequistas, e pela "cara limpa" de todo a evangelização que fazemos com nossos crismandos. Mostramos de uma maneira simples que Cristo age em nossos corações seja pelo vídeo ou por uma  foto. 
Site da Diocese - Como é a participação dos catequistas? E dos catequizandos e crismandos?
 André - A Participação é vista de forma favorável a partir dos acessos do blog, das pessoas do orkut e pela visualização dos vídeos.O Jovem gosta de novidade  e percebemos que busca por isso e quer saber o que acontece na sua realidade Paroquial.
Site da Diocese - Como vocês incentivam a participação deles nesses canais de comunicação que vocês criaram?
André - Convidamos a acessar , a Comentar e a Divulgar aos Amigos como a Frase que gostamos de usar " Ser Jovem sem deixar de Ser Santo". Assim passamos a ideia que devem ser diferentes. Por que não acessar um site católico com bom conteúdo e dinâmico? O jovem pode sim, ser diferente até na internet, e dizer que tem uma identificação forte com a pastoral .


Fonte : http://asp2win648.digiweb.com.br/mitra/noticias.cfm?acao=exibir&id=3031&tipo=1

Seu grupo, pastoral, movimento de uma paróquia da Diocese de São José dos Campos também está evangelizando pela internet?
Conte pra gente que vamos espalhar esta boa notícia para mais pessoas ainda!
Mande seu e-mail para a Pastoral da Comunicação, aos cuidados de Ana Lúcia: