Formação Pastoral Catequetica


A Eucaristia: Principio e projeto de Missão



O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus.É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal.
O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?                                                     É fonte e ápice de toda a vida cristã. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.
Como Jesus está presente na Eucaristia?                                                                    Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade , sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho.
O que se requer para receber a santa comunhão?                                                    Para receber a santa Comunhão, Sem consciência de pecado. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão.
·        Espírito de recolhimento e de oração,
·        A observância do jejum prescrito pela Igreja
·        E a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo.

A primeira Eucaristia suscita em cada Cristão, no sentido sensível da palavra, a Urgência em Transmitir “Sem Demora” a alegria provada.
E o que nos Impulsiona a Transmitir tal Alegria ?


Sem sombra de duvida: O Espírito Santo, pois é Ele, “O Amor de Cristo que nos Impulsiona” (2Cor.5,14)
Porem não deve ser um Impulso momentâneo, mas permanente que nos envolve e nos faz testemunhas em nossa Vida.
A eucaristia nos transforma em agentes de Transformação.

A Eucaristia nos leva a “em tudo amar e servir” .
Enfim “não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear intensamente todas as coisas”.