Dicas para falar bem

Comunicar-se é fundamental. Aliás, nossa vida é comunicação.Mas e  aquele medo de Apresentar um trabalho na sala de aula, ou a Timidez de falar em público ...Para isso Segue  algumas coisas ajudaram bastante.

1. Não se leve muito a sério: Aprender com os erros é uma arte, e poucos sabem utilizá-la com propriedade. Errar é um processo normal de nossa vida e vamos caminhar sempre com estes erros. Portanto, nada melhor do que sorrir e seguir em frente. Cobre-se, mas não martirize-se. Muita seriedade gera gastos de energia desnecessários. Aprenda a nivelar entre a seriedade necessária e a descontração saudável.
2. Seja você mesmo: Não tente passar uma falsa impressão do que você é. Por alguns minutos até conseguirá esconder algo, mas chegará uma hora que a máscara vai cair. E o sacrifício não vale a pena. Não enxergue seus “defeitos” como problemas, dificuldades. Enxergue-os como uma oportunidade de aprender e melhorar, e faça deles motivação para buscar algo mais. Transparência é fundamental. Portanto, cultive-a a todo custo.
3. Seja gentil: Ser gentil não é ser bobo e deixar se aproveitarem de você, mas sim ser cordial, educado, polido. Tudo há uma maneira menos dura de se falar. Saiba quando usar-se disto. Releve diferenças e caminhe junto com quem conversa. Use a empatia a seu favor e verá os resultados rapidamente. É tudo uma questão de prática.
4. Seja envolvente: Assim como pessoas são “amontoados de sentimentos”, da mesma forma devem ser nossas palavras. Demonstre interesse naquilo que você está falando. Coloque seu coração no seu discurso. Com certeza perceberão isto e serão contagiados por sua energia.
5. Olhe para o ouvinte: Olhar nos olhos é, talvez, a coisa mais complicada para muitos (assim como sempre foi para mim). Mas é gratificante o resultado. Olhares, muitas vezes, valem mais que muitas palavras. Utilizar-se disto nunca é demais. Estabeleça uma conexão positiva com quem fala e ali terá a receita para seu sucesso.
Aprender é uma tarefa diária. Cabe a nós dedicar-mo-nos ou não a isto. Dificuldades sempre existirão, mas é nossa a opção de desistir ou continuar.
Sucesso a todos! E apreciem, sem moderação!