Amizadologia

“Os laços sociais são o remédio mais em conta que existe.”

Comprovação científica. A amizade, além produzir efeitos positivos em vários aspectos da vida, contém uma propriedade especial, a propriedade de prolongar a vida das pessoas e provocar uma sensação de segurança e bem-estar geral.  Alimenta o espírito, conforta a mente e oxigena o coração de quem consegue desenvolver e manter esse nobre sentimento sempre ativo. Shelley Taylor, psicóloga e pesquisadora da Universidade da Califórnia constatou em seus estudos que a amizade “desempenha um papel muito mais importante na manutenção da saúde e da longevidade do que a maioria das pessoas imagina.”  Diz ela ainda que:

“Os laços sociais são o remédio
mais em conta que existe.”


Fonte especial. Quem tem amigos, tem muito mais sempre. Mais chances de suplantar os percalços de doenças de alto risco, sendo capaz de desenvolver um sistema imunológico mais potente, imbatível até. Maior capacidade de regeneração, melhor saúde mental, qualidade de vida indiscutivelmente melhor e pode viver mais do que as pessoas sem esse poderoso suporte social. Ah, resiste melhor a uma demissão do emprego também, ou o fora da namorada/namorado, por exemplo. Um ser humano com maior reserva de auto-estima  e confiança.
Construção permanente. Assim como o relacionamento e seus investimentos mais caros,  a amizade exige uma gestão eficaz para não deixar a chama dessa magia perder o seu brilho. Mesmo que seus compromissos tomem grande parte do seu tempo, procure arranjar uma brecha em sua agenda para alimentar suas amizades. Faça um telefone inesperado para aquele amigo com qual você não fala há meses.
O Banco da Amizade. Abra uma conta e faça depósitos regulares, até se transformar num cliente especial.  Marque um rápido encontro com um ex-colega de trabalho para tomar um café. Reserve alguns minutos por dia para mandar ou responder e-mails particulares. Mas faça isso focado nas pessoas, sem cobrança, sem tirar outras vantagens senão a da amizade sincera, como diz o poeta. O que desperta o sentimento de amizade nas pessoas são coisas simples e ditas com o coração:

Estou ligando para saber como você vai!