Mensagem de Homenagem aos Catequistas



Querida comunidade, essa é a Família Crisma.

Hoje nossa homenagem é diferente dos últimos anos pois estamos com nossos corações partidos de saudade e de muita emoção. Como muitos sabem nossa Pastoral neste inicio de ano foi unida a catequese, se tornando agora simplesmente uma etapa Crismal. Nosso futuro hoje aqui é incerto, rogamos a Deus para que reverta essa situação.
 Dedico esta homenagem á todos que passaram por esta pastoral ao longo dos últimos 10 anos.
Antes, agradeço a cada um “Crismado” por nos deixar ser seu amigo, agradeço por marcarem nossas vidas, vocês não tem noção como são importantes para nós. Pais, Obrigado por nos emprestar seu filho, daqui em diante junto com o Padrinho é só pegar cada vez mais no pé deles, que a Sagrada Família seja o centro de seus lares.
Por dias pensei em descrever nossa Pastoral para todos, gostaria que pudessem entender aquilo que sinto, de tudo aquilo que vivi e dos milagres que presenciei. A Pastoral da Crisma não tinha uma reunião que nos fizesse ir embora nos 10 primeiros minutos, era um encontro de amigos com um belo café da manhã (o Renatinho que o diga...).Era um domingo diferente dos outros. Além dos avisos, havia a Cumplicidade de tomar as decisões importantes Juntos... Havia ali também puxões de orelha, um abraço amigo, uma partilha.
Em 2003 a Catequista Fatima Tibães foi a Primeira Coordenadora e com mais 14 catequistas iniciaram o trabalho Pastoral. Em 2007 a Coordenação era as mães Regina Feltrin e Eneida, éramos já em torno de 30 catequistas e a nossa pastoral foi ganhando forma, o amor dos catequistas pelos jovens, o desejo de fazer que cada jovem se sentisse valorizado, amado, respeitado e, sempre conduzido pelo Espírito Santo tomava uma identidade pastoral , que seguiu pelos logotipos das camisetas, com o retiro dos pais por modulo, o encontrão dos crismados, o bazar da pechincha, a Missa Mensal. Em 2010 uma Equipe de Coordenação (Robson, André Silvana e Ariane) continua com novo ardor, métodos e expressões para uma nova evangelização, tivemos em lista oficial em 2011- 90 catequistas para 17 salas. Iniciamos o projeto de engajamento pastoral para crismandos e catequistas através das equipes de Secretária, Comunicação e Liturgia, fomos além às redes sociais, atingimos mais de 100 mil acessos em nosso site, mais de 20 mil visualizações em nossos vídeos no Youtube e em um único vídeo ultrapassamos a marca de 300 mil acessos ou mais com o vídeo “Opa Eu Vou Crismar” que nos rendeu intercâmbio com outras pastorais da crisma em outros estados e até países.Nos últimos anos inserimos temas em nossos retiros diferentes que fizesse o crismando a participar, como “Anazopiren” em 2010 e este ano Theotokos – Portador de Deus, entre outros...·.E estas conquistas surgiu em nossas intercessões, sim, rezávamos juntos, cada um partilhava uma palavra, um versículo, o Espirito Santo como fonte da Pastoral nos movia a cada passo.
Amados Catequistas, Somos Portadores de Deus, E somos portadores de uma mensagem e não podemos Negligenciar essa noticia. Um filho do céu não pode desistir de levar aos que precisam essa boa noticia, essa Luz do Espirito Santo.
Eu sei daqueles dias acordado após o trabalho e a faculdade, montando o encontro até altas horas da madrugada. Eu sei daquela dor quando um crismando faltou, eu sei que dividiu seu namoro, família e amigos ; que com muito custo, comprou aquele simples BIS no primeiro dia de encontro, na pascoa, antes e depois das férias... Sei do sentimento de ver aquela copia do encontro amassado ou rasgado; dos encontros que deu sem voz, doente... Sei também do seu sentimento quando nenhum crismando participou ou falou no encontro. Eu sei como rezou, esqueceu-se de si muitas vezes, eu sei das lágrimas que derramou, dos teus medos... Eu sei daquele choro que lavou sua alma no retiro e em muitos outros momentos, sei que Cristo compartilhou esse caminho até aqui. Não há cruz, por pequena ou grande que seja da nossa vida que o Senhor não venha compartilhar conosco. Mas a Cruz de Cristo convida também a deixar-nos contagiar por este amor; ensina-nos, pois, a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, a Cruz nos convida a sair de nós mesmos para ir ao encontro destas pessoas e lhes estender a mão. E tenho a certeza que nós aqui hoje somos vencedores – pois temos hoje Jovens novos para um mundo Novo, e hoje também como parte Pastoral da Crisma orgulhe-se, fazemos parte do que poucos puderam vivenciar. Fazemos parte da Família Crisma.
A Crisma era a minha outra metade. Me desculpem o excesso de palavras, mas É difícil esquecer algo que lhe deu tanta coisa pra lembrar. Pergunto Quantos anos são necessários para esquecer um instante?
Hoje nosso amor se eterniza. Agradeço a Deus por nossas vidas ter se cruzado a tantas outras. Por podermos ter distribuído o amor de Deus, Agradeço a Nossa Senhora das Graças aqui em sua Capela o lugar escolhido para podermos encerrar nossa Pastoral. Obrigado Mãe, por permitir tudo, tudo que vivenciamos, te louvo pelas graças que alcançamos Nos conduza o conforto de nossos corações e rogo intercessão para vocação futura desses seus filhos.
Se hoje eu choro por saudade não é por fraqueza, Foi porque amei.
Hoje somos uma voz que se cala, mas corações que se eternizaram, pois Para sempre Seremos os apaixonados. Os que dizem o que sentem. Os  loucos por Deus. Os Ungidos pelo Espirito Santo e Movidos pelo Amor... Para sempre seremos um Só time! Para sempre Um Por Todos e Todos Por Jesus.


Obrigado á todos,

Andre Ribeiro
@andreltrs