Nossa História




Nossa História Por Catequista Ana Paula Mira (Aninha)


Iniciou-se no ano de 2003, na época o nosso Bispo Diocesano era Dom Nelson, que achava que os jovens da Pastoral da Juventude estavam perdendo sua identidade dentro das paróquias.
Em muitas paróquias a PJ junta com a catequese eram responsáveis pela Crisma.

A PJ não estava conseguindo fazer o seu trabalho, que é o de acolher outros jovens e formar os grupos de base. Então houve a necessidade de criar a Pastoral da Crisma, para preparar os adolescentes que vinham de uma caminhada na catequese, para receberem o sacramento da crisma.

Assim a catequese e PJ não mais trabalhariam com a Crisma, desta forma a idéia da Pastoral da Crisma não foi muito bem aceita pela PJ e catequese. Porém, com muito trabalho, dedicação e todos da diocese foi criada a Pastoral da Crisma, para preparar o jovem a receber o sacramento da Crisma.

A organização da Pastoral da Crisma teve inicio na Diocese com o coordenador Padre Rodolfo. As reuniões eram mensais, participavam os representantes de cada paróquia e o coordenador Diocesano.


Na Paróquia São Bento, teve inicio com o convite do Padre Luiz Antonio, que convidou a catequista Fátima Tibães, para que representasse a Paróquia São Bento nas reuniões diocesanas e, também solicitou a mesma que organizasse a Pastoral da Crisma na Paróquia. Sendo assim a primeira coordenadora da Pastoral da Crisma na Paróquia São Bento foi a Fátima Tibães, tendo como vice-coordenadora Regina Feltrin, lembrando que cada comunidade tinha seus catequistas da crisma, porém todos ligados a coordenadora paroquial.
Coordenadores de cada comunidade:
Matriz e Santa Edwiges – Coordenadora Eneida
Nossa Senhora das Graças – Maria das Graças
Santo Expedito – Kelly

Entre os anos de 2003 e 2004, a crisma tinha em torno de 14 catequistas, sendo 8 na comunidade Matriz, 2 na comunidade Santo Expedito e 4 na comunidade Nossa Senhora das Graças.

Toda semana, os catequistas da Pastoral da Crisma se encontravam na casa de um dos catequistas para fazer a preparação dos encontros da crisma. Os encontros com os Crismandos aconteciam no salão paroquial e nas salas de cada comunidade.

Havia momentos de falar das dificuldades e alegrias, trocar idéias e momentos de oração, pois tudo era novo para os catequistas da crisma.

Foram muitas conquistas nos dois primeiros anos da Pastoral da Crisma, tais como:

a) Retiro do Querigma - para os crismandos que estavam chegando à pastoral;
  • b) Retiro Final - um dia de retiro para os crismandos que estão na reta final para receber o sacramento da crisma;
  • c) Formação para os catequistas atuantes e os novatos;
  • d) Retiro de um dia para os catequistas;
  • e) Retiro de dois dias para os crismandos, uma das maiores conquistas passando de um dia para dois dias de retiro.
Sempre trabalhando em comunhão com a Diocese, e o nosso Pároco Luis Antonio, que sempre caminhou juntamente com a pastoral.

A Pastoral da Crisma em nossa Paróquia nasceu mesmo do amor, o amor dos catequistas pelos jovens, o desejo de fazer que cada jovem sinta o amor de Deus, que cada um se sinta valorizado, amado, respeitado e, sempre conduzido pelo Espírito Santo.

Com o crescimento da pastoral os catequistas optaram em fazer um logotipo, a diocese fez um concurso de desenhos com as Paróquias e seus crismandos, o escolhido foi:

Em 2007 houve a troca da coordenação da Pastoral da Crisma, escolhido pelos catequistas, Regina Feltrin assume a coordenação e Eneida Godói fica como vice-coordenadora.

Com a finalidade de continuar a missão e o desafio de crescimento da Pastoral da Crisma na Paróquia São Bento, com o total apoio do Padre Luis Antonio, cresce nos corações dos catequistas a vontade de crescer cada vez mais na paróquia.

No ano de 2008, outra conquista da pastoral, acontece a primeira formação de pais, para os pais dos crismandos do segundo modulo.

A Pastoral da Crisma preocupa-se com os jovens e seu engajamento nas pastorais, abrindo as portas para os crismados que se apaixonam pela causa de evangelizar jovens, um desafio maravilhoso que vale a pena.

Juntamente com o crescimento da Pastoral da Crisma, cresce também as responsabilidades, a comunidade passa a nos enxergar como uma pastoral acolhedora, apaixonada por Jesus, e pelos crismandos.

Em maio de 2009, houve mais uma conquista muito importante para a pastoral, a missa das 19 horas no ultimo domingo de cada mês, onde a pastoral torna-se responsável pela liturgia, coleta, e ao término da missa os catequistas apresentam teatro ou dança, com toda a alegria e competência. Isto vem chamando a atenção de mais jovens a participar dessa linda pastoral.

Os catequistas da Pastoral da Crisma sentem-se orgulhosos em dizer que são “Ungidos pelo Espírito Santo e movidos pelo amor”, tendo uma grande responsabilidade junto com a Paróquia e, em conjunto com toda a Diocese de São José dos Campos, de evangelizar. Respeitando a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, através do Projeto Alicerce, levando principalmente o amor de Deus aos amados crismandos e fazendo acontecer a diferença ao crismar, nasce o desejo no coração de permanecer nessa pastoral.

A pastoral também é conhecida como os “vermelhinhos”, devido às cores das camisetas que representam a mesma, é conhecida também como “um bando de loucos” devido ao amor explícito pelos crismandos.

Não podemos deixar de agradecer ao nosso Vigário Padre Carlos Raimundo, o carinho e a dedicação que ele tem com a pastoral e crismandos e, toda a alegria em celebrar nossas missas. Para os catequistas, tivemos a ajuda de nossos diáconos Justos, Geraldino e Moraes que sempre estão presentes nos auxiliando nos momentos de adoração.

A pastoral da crisma da paróquia São Bento descobre um novo jeito de evangelizar através do orkut divulgando fotos, vídeos dos momentos de orações, agenda da pastoral, entre outros.

No final de 2009, Regina Feltrin e Eneida Godói encerram a coordenação, mais com a certeza de que projetos concretizados estão dando certo e com elas nascem um novo desejo de ver a pastoral crescer, voar cada vez mais longe.

Em 2010, forma-se uma nova equipe de coordenadores com André, Ariane, Robson e Silvana, assim foi desenvolvido o blog e twitter tendo como alvo divulgar a diferentes pessoas com o mesmo objetivo. No Final de 2010 a Coordenadora Ariane Mendes se Afastou da Coordenação por motivos pessoais.

No Inicio de 2011 é Criado três Equipes para os catequistas se Envolverem e no futuro solidar como um Projeto de Engajamento Pastoral : 
  • Equipe de Liturgia :encarregada pela Missa Mensal da pastoral e tudo que envolve liturgia nos eventos da pastoral como retiros e formações ; 
  • Equipe de Comunicação : encarregada pelas fotos e videos da pastoral em retiros e formações (em retiros com intuito de deixar os "Crismandos" participarem de forma agradável sem perder nenhum momento),além de Atualizar o Orkut,Canal Youtube,Twitter, Facebook,Blog e Site ; e também, Informações, noticias e Avisos para catequista, crismandos e Comunidade sobre, a própria pastoral, paróquia, diocese e atualidade; Com a Ajuda de Catequistas Jornalista e Web Designer. 
  • Equipe de Secretária : uma equipe com a ideia do pároco Pe.Luiz Antonio, para cuidar de toda a Papelada como : cúria, contratos, relação de crismandos,catequistas,turmas,arquivo de pagamentos. 

Durante o ano de 2012 O Sucesso "OPA Vou Crismar" Com mais de 200 mil acessos no Youtube entra na História da pastoral como marco de Evangelização tendo uma divulgação que não esperavamos por meios de Comunicação Conceituadas em nossa Regiao.

EM 2013 a Pastoral da Crisma se une novamente a Pastoral Catequética em ordem diocesana.

A Pastoral da Crisma foi extinta mas para muitos ainda vai existir em cada coração e aqui na página , nas fotos e no blogger. 

A Pastoral da Crisma foi Inesquecível , pois pertence a grandes corações e pessoas que por ela passou, e isso não termina.

Fonte : Por e com ex-coordenadores Paroquiais da Pastoral da Crisma.(Agradecemos Toda a Colaboração)